Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4
Acessibilidade 5 Alto contraste 6

Câmara Municipal de Rio dos Cedros realiza entrega de certificados.

Publicado em 28/08/2018 às 11:32 - Atualizado em 28/08/2018 às 11:36

Rio dos Cedros, município do interior de Santa Catarina, vem investindo em inovações na educação. Exemplo disto é a automatização para controle de presença e permanência dos alunos, tema que será apresentado como caso de sucesso a gestores públicos que participam do II Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí, em Brusque, no dia 16 de agosto. O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em conjunto com a Prefeitura de Brusque, visa facilitar a modernização dos municípios da região. Representantes de 20 municípios já estão inscritos para o encontro que será realizado na Unifebe.

O sistema, implantado na pequena cidade de Rio dos Cedros, com população de 11.431 (IBGE 2017), teve sua fase de testes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Expedicionário Servino Mengarda, com 500 alunos. Segundo o Tecnólogo Educacional, Avalcir Bona, a criação do projeto se deu pela necessidade de fazer o controle nas escolas de um modo prático. Bona conta que outros testes foram feitos anteriormente, como a utilização de computador portátil, tablet e até o auxílio de uma secretária para fazer os registros dos alunos. Entretanto, a forma mais eficaz foi a implantação do sistema desenvolvido pelo próprio município, com a utilização do “Cartão RFID”, similar aos usados em transporte público.

Além do controle de presença dos alunos, o cartão tem utilidade multifunção e faz ainda a liberação da merenda no intervalo, o registro de empréstimo de livros e fornece o acesso à pesquisa de satisfação, onde os alunos podem dar a opinião sobre os alimentos oferecidos pela escola. “Quando a criança começou a utilizar o cartão nós criamos a responsabilidade do uso consciente das tecnologias. Para um adulto, aquele cartão é só mais um, pois já estão acostumados, mas para eles o uso do cartão tem um significado muito grande”, afirma Avalcir Bona.

A prefeitura, após a fase de testes e reparos, pretende implantar o sistema em outras escolas nos próximos meses. Além do projeto, Bona completa que o município também informatizou as unidades básicas de ensino, com a introdução de laboratórios e instalação de internet de alta velocidade, assim como o investimento com gerenciamento de dados e softwares.

Fórum

Além do município de Rio dos Cedros, o II Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí contará com a presença dos prefeitos de Pomerode, Ércio Kriek, e de Blumenau, Mário Hildebrandt, além de gestores de Timbó, que apresentam as iniciativas digitais em andamento em suas localidades. Conforme ressalta o diretor da RCD, José Marinho, o encontro tem o objetivo de promover a troca de experiências entre os gestores e facilitar o acesso às políticas públicas e soluções de mercado disponíveis. As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br. O Fórum tem o patrocínio ouro da 1Doc, Inovadora Sistemas e Armazém Datacenter; e bronze da Toccato Tecnologia, além do apoio da AMMVI e do Hotel Innovare.

Assessoria de Comunicação da RCD.

Como forma de reconhecimento a Câmara Municipal de Rio dos Cedros fez entrega de certificados aos envolvidos na implementação do projeto, sendo representados por: Diretor da Escola Municipal Expedicionário Servino Mengarda Carlos  Augusto Valandro,  Presidente da APP(Associação de Pais e Professores) Luiz Carlos Maiola e Técnologo Educacional Avalcir Bona,  realiazados em Sessão Ordinária,  do dia 20 de agosto do corrente ano.

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar